terça-feira, 23 de outubro de 2007

California em chamas

Vi no site do Globo mas não sei com que importância estão noticiando o incêndio que está tendo aqui na California.

Domingo quando acordamos a única coisa que se falava na televisão era sobre um incêncio que tinha começado em um canyon no centro/sul da California.

Tem dias aqui em que o vento é muito forte, principalmente a noite, e domingo foi um desses dias, o que fez com que o fogo se espalhasse muito rápido e completamente fora de controle.

Somando a mata seca, o vento forte e a completa falta de umidade (9% - pior que Brasília), o incêndio virou uma bomba relógio.

Resultado: o incêncio se alastrou para todos os lados e mais de 500.000 pessoas tiveram que evacuar suas casas em várias localidades da California pois as chamas já atingiram várias zonas habitadas.

Como o fogo se espalhou em várias direções muito rapidamente, os bombeiros não tem recursos suficientes para tentar conter todos os focos ao mesmo tempo, então estão priorizando alguns focos e deixando outros devastar áreas habitadas.


O fogo atingiu várias localidades: Malibu, Lake Arrowhead, Santa Ana, San Diego, Irvine, Modjeska Canyon, etc.


Mansões e mansões já viraram pó e é angustiante acompanhar pela televisão como o incêndio está devastando acres e acres, mas pelo menos hoje o vento diminuiu, chegou reforço do governo federal (aviões tanque) e embora ainda fora de controle a situação parece melhorar.

Para tranquilizar a todos, quero deixar claro que estamos FORA de perigo !!!

Fiquei imaginando uma comparação e o melhor que pude pensar foi em incêncio em Vargem Grande.

Imaginem um incêncio em Vargem Grande, uma zona com muita mata e próxima de zonas mais densamente habitadas. É mais ou menos o que está acontecendo aqui, sendo que o fogo se espalhou para todos os lados.

Para completar a analogia, diríamos que estamos localizados na Tijuca, ou seja, bem longe do incêndio.

Mais informações clique aqui.
Mais fotos clique aqui.

Nenhum comentário: